domingo, 5 de maio de 2013

Seria a terceira idade?

 


Pelas as minhas contas, a primeira vez que me chamaram de “Senhor”, eu tinha 35 anos. Na ocasião, eu estava comprando um rádio-relógio nas Casas Bahia. E era um tal de “Senhor” para cá e para lá, que chegou a me enervar. Para mim, a vendedora forçou a barra, porque, apesar daquela idade, eu aparentava ser bem mais jovem, e ela não era tão nova assim. Ou seja, era perfeitamente possível me dar um outro tipo de tratamento. Enfim, aquilo foi só um ensaio do que ainda estava por vir.

Mas, como tudo na vida tem a sua primeira vez, sábado passado, nas Óticas do povo, a atendente me chamou de Seu Luis. Fazer o quê? Pular na jugular dela? Tive que ficar quieto. E como ela também me chamou várias vezes de “Senhor”, quase fiz aquela velha piadinha: "O Senhor está nos céus." Só não o fiz porque esse tipo de gracinha nunca colou. Sem falar que, nessas horas, o melhor é silenciar para não piorar a situação. "Vai que ela me oferece um convite para o baile da geriatria", eu pensei, cá com os meus botões.



 O engraçado foi constatar que, há uns  7 anos atrás, essa mesma moça, já havia me atendido.  Enquanto estávamos conversando, eu disse que não a tinha reconhecido porque ela estava muito diferente, para logo em seguida, obter a resposta: “Seu Luis, a gente envelhece!”
(Por que ela foi tão direta? Eu não estava preparado para ouvir isso, pois, na minha inocência, o meu plano era ficar jovem para sempre.)
Mais uma vez, quase fiz aquela outra velha piadinha: se envelhecer é ficar com a feição bonita assim, que eu fique velho o mais rápido possível. Essa não tem graça nenhuma. E como vidas passadas me ensinaram a não pagar “micos” por aí, resolvi não me pronunciar.

Eu não me chateio com esse tipo de tratamento geriátrico. Para falar a verdade, acho até engraçado. A situação só começou a ganhar pulso, de verdade mesmo, no ano passado, aos meus 39 anos. E daqui para frente, tudo é uma questão de costume, afinal, faz muito pouco tempo que eu entrei na terceira idade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário