sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Tino



Segundo o dicionário, a palavra “tino” quer dizer juízo, sensatez, prudência, cuidado e tato; inteligência e facilidade de andar às escuras.
Então, eu posso dizer que eu sou uma pessoa de tino, porque tenho todos esses adjetivos intrínsecos em mim. E isso já me salvou várias vezes.

De todos os significados desse substantivo masculino, “facilidade de andar às escuras” foi o que mais me prendeu a atenção. Digo isso, porque já transitei entre cobras, sem ser picado. No mínimo, sofri apenas um arranhão de raspão. Digamos que nessa hora, eu estava sem o cuidado e o tato. 
 
Que eu me lembre, eu só perdi o tino, de uma forma mais brusca, apenas uma vez. Não sei onde eu estava com a cabeça para dar um vacilo daqueles. E só não foi mais traumático porque eu sabia que era uma situação totalmente possível de acontecer. Ou seja, eu sabia que a qualquer momento, eu poderia ser desprezado, rejeitado. E foi o que aconteceu. Aquilo foi pior do que tomar um "fora" de uma mulher. Espero nunca mais passar por aquela experiência desagradável.

De tudo, fica a lição: não se pode perder o tino um segundo sequer.

Um comentário: