terça-feira, 7 de agosto de 2018

O fim da violência


Alguém já disse que a violência vai se extinguir. Confesso que quando ouvi essa afirmação, eu fiz força para gerar um certo ceticismo dentro de mim, mas não consegui. E até hoje eu me pego tentando jogar uma onda de pessimismo dentro de mim.

A verdade é que o mundo já foi bem mais violento. Lembram-se das grandes guerras? Só Hitler matou milhões de pessoas. Sem falar da escravidão, algo extremamente atroz na história da humanidade.

Até mesmo aquela região do Oriente Médio vai se acalmar, pois as ditaduras do mundo estão caindo. Por que não naquelas plagas santas? Vejam a abertura de Cuba. Quiçá a Coréia do Norte, que demonstra uma certa flexibilidade. Porém, tudo é um processo lento. Pode demorar uns cem anos, mas vai acontecer.

Tudo passa por educação. Penso que o ser humano está se civilizando. Hoje existem leis. As câmaras estão por todos os lados.  A questão das mulheres, que sempre foram colocadas em segundo plano, está se modificando. Ou seja, cada vez mais elas estão conquistando espaço. E com isso a violência doméstica tende a diminuir consideravelmente.

Pode parecer que eu estou lunático ou utópico demais. Não é nada disso! Vai acontecer! A paz vai reinar no mundo. Porém, isso não significa que viveremos dentro de uma Ilha da fantasia, onde todo mundo é feliz.  
Enfim, a vida vai continuar sendo um verdadeiro exercício de sobrevivência, mas sem a violência que tanto nos assola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário